Quando eu estava na 1ª série, com 7 anos, a professora pediu para medirmos a largura da mesa com a nossa mão. Todas as mesas eram iguais. Eu não lembro quantos palmos tinha a minha mesa, mas eu lembro que cada mesa deu uma medida diferente. A razão era óbvia: as mãos de cada aluno tinham tamanhos diferentes.

Às vezes, eu fico observando o desempenho de outras pessoas e fico pensando: “Por que eu não consigo?” Ficar pensando assim nunca me levou a lugar algum. Eu vi muitos posts no Instagram dizendo assim: “Compare você consigo mesmo. Quem você é tem que ser melhor do que quem você era; o você de hoje versus o você do passado.”

Cada pessoa tem sua capacidade própria. Ninguém vai se desenvolver da mesma forma. São terapias diferentes, famílias diferentes, personalidades diferentes, objetivos diferentes, circunstâncias diferentes, oportunidades diferentes – tudo diferente. Nunca se compare com outros. Faça o melhor com o melhor que você tem.

Todos falam de não termos preconceito com quem é diferente de nós. Só que querer ser igual aos outros é ter preconceito de si mesmo. Orgulhe-se de suas conquistas e ajude os outros a alcançar as conquistas deles.


Eu gosto de compartilhar algumas das minhas conquistas, sem exagerar muito. E a maior conquista que eu tive em 2020 foram meus livros. Você pode ler os meus livros no link abaixo.

Autismo Frases. Descrição da imagem. Capas dos meus 5 livros já publicados alinhados horizontalmente num plano de fundo branco.

Leia mais textos semelhantes:

Encontre outros temas aqui no site: