O mundo está mecanizado. Mesmo sabendo que ter um cérebro, consciência e livre-arbítrio é o que faz um ser humano ser humano, todos ainda insistem que você viva como um robô.

Sua vida é dominada por horários. Você tem que ir e ficar dentro de quatro paredes por 8h diárias. Depois disso, você ainda tem que ter energia para lidar com seus parentes dentro de casa e ficar torcendo para o dinheiro que você receber pelas suas 44h semanais cubra todas as suas despesas.

Eu nunca fiquei contente com esse estilo de vida. Eu sempre quis ser melhor do que isso. Infelizmente, eu tenho que me submeter porque é assim que o sistema funciona.

Que mal isso causa nos autistas? Bem, alguns lidam relativamente bem com a rotina do trabalho, porque gostam de saber o que vão fazer no dia. Alguns trabalhos exigem que você faça sempre as mesmas coisas todos os dias. Então, quem gosta até que se dá bem.

Mas isso é uma exceção, e não a regra. O ambiente corporativo, seja grande ou pequeno ainda é extremamente robotizado. A legislação não permite que as empresas criem um ambiente mais acolhedor. Muitas empresas têm recursos Humanos só de fachada. Nada é humano quando tem dinheiro envolvido.

Eu não estou aqui para te dar uma solução mágica para seus problemas do trabalho. Eu só quero que você saiba que eu discordo totalmente como esses sistema foi desenhado. Eu discordo do mundo mecanizado, onde as máquinas reinam soberano. Eu tenho celular, tablet e computador, mas eu confio muito mais no meu cérebro e coração.

Eu quero que você saiba que eu acredito quando você diz que está cansado, que não quer mais existir, que não quer mais viver. Eu acredito também quando você diz que não aguenta mais. Eu fico triste quando você diz isso, e às vezes até choro, quando vejo alguém, principalmente autista, publicando esse tipo de mensagem.

O sistema que você vive foi criado para você sentir que é um lixo, mas essa não é a verdade. Mesmo que você não possa mudar o sistema, com certeza você faz diferença na vida de alguém. Se, no momento, nenhum ser humano está te dando atenção, eu tenho certeza de que um cachorrinho, ou outro animalzinho terá o maior prazer em dar o que você precisa. Eu sei que não é a mesma coisa, mas você já estará fazendo a diferença.

Ser uma pessoa melhor quando todos ao redor estão te fazendo sentir tão pra baixo não é fácil. Ser a exceção é sempre difícil. Ser uma boa pessoa nem sempre te traz recompensas imediatas. Mas pode estar certo de que tudo que você fizer de bom hoje receberá em dobro no futuro. Só precisa ter paciência e continuar fazendo a diferença.

Não se deixe ser transformado num robô. Seja aquilo para o qual você nasceu para ser: humano.


Posts relacionados