Equilíbrio é a palavra-chave que explica o funcionamento de todos os elementos do Universo. Eu me refiro aos elementos químicos invisíveis, à natureza no céu e na terra, e a todas as pessoas que estão ao nosso redor.

Se você joga uma pedra dentro de um lago, a água desse lago sofre uma perturbação. Um novo corpo está dentro dele e é necessária uma ação correspondente ao tamanho desse corpo para nivelar a água.

No momento que a pedra toca a superfície da água, cria-se ao redor dela pequenas e grandes ondas enquanto ela afunda para cada vez mais fundo no lago. Essas ondas são maiores quando a pedra bate na superfície. À medida que apedra afunda, essas ondas vão ficando cada vez mais imperceptíveis. O fato é que enquanto a pedra estiver afundando na água, ainda haverão ondas sendo geradas pela sua descida silenciosa.

A criação dessas ondas é uma manifestação natural do lago usada para atingir o nivelamento, ou equilíbrio, necessário. A pedra ocupa espaço dentro do lago. Por isso, quanto mais pedras afundarem nele, mais o nível do lago tende a aumentar e mais intensa será a ação das ondas.

Esse é apenas um exemplo de como tudo ao nosso redor busca o equilíbrio. Poderíamos citar outras coisas que estão mais próximas de nós do que um lago.

Se você corta o cabelo, ou a unha, ou a grama do seu quintal, eles crescem de volta. Quando a água dos mares evapora, forma-se chuvas e as águas descem de volta ao mar. Uma música harmoniosa sempre vai começar e terminar com a mesma nota.

Quando vamos tomar banho, não queremos usar uma água muito quente e nem muito fria. Quando estamos numa casa nova, queremos colocar muitos móveis dentro dela, mas não a ponto de ficarmos sem lugar para andar, ou a ponto de não darmos conta de limpar tudo. Quando se trata de dinheiro, queremos gastar, no máximo, o equivalente ao que ganhamos.

A nossa rotina também é regida pelo equilíbrio. Por exemplo, nós queremos encontrar o equilíbrio entre o tempo gasto com a família e o trabalho. Os casados sentem ciúme um do outro, mas não um ciúme doentio. Quem está na escola, precisa tirar uma nota que é considerada “a média” de determinada matéria.

E o equilíbrio também existe no modo como cuidamos da saúde. Quando se trata de tomar remédio, existe uma dosagem correta para o nosso corpo. Quando vamos fazer exercícios físicos, não queremos fazer demais, ou podemos passar mal.

Você mesmo pode citar infinitos exemplos de como você busca o equilíbrio, seja de maneira consciente, seja inconsciente.

Mas quando se trata de falar sobre autistas, essa busca pelo equilíbrio se torna ainda mais necessária, porque já temos um desequilíbrio incomum desde que nascemos.

Isso fica evidente quando falamos de autorregulação. A autorregulação é necessária porque existe algo em excesso dentro de nós que precisa ser liberado. Assim como aquele lago manifesta o processo regulatório através das ondas, nós fazemos isso pelos stims, ou qualquer outra coisa que nos acalme.

As crises, que são chamadas de shutdown, meltdown e burnout, fazem parte da busca natural do nosso corpo pelo equilíbrio. Elas acontecem porque nosso organismo falhou em buscar o equilíbrio num momento que ele precisava.

É como prender a respiração por alguns segundos; quando não aguentarmos mais, soltamos todo aquele ar de uma vez e precisamos respirar fundo logo em seguida para compensar o tempo que ficamos sem ar.

Não importa de qual aspecto do autismo estivermos falando, o equilíbrio sempre estará em foco. Veja mais um exemplo.

Eu li certa vez que o cérebro do autista tem mais neurônios do que o cérebro de alguém que não é autista. Mas, esses neurônios nem sempre se comunicam de maneira eficiente. Por isso, o cérebro tenta encontrar maneiras de compensar essa ineficiência, o que acaba gerando muita ansiedade, e em casos mais sérios, até um desmaio ou convulsão.

O que eu quero dizer com isso é que tudo no autismo e na vida está ligado ao equilíbrio. Alguns precisam de muito tempo para se organizar. Outros precisam de bem menos tempo. Mas o tempo não importa, desde que alcancemos o equilíbrio que o nosso organismo precisa.

Existem algumas coisas que funcionam para todos e que são facilitadores para que o nosso processo de equilíbrio ocorra. Algumas dessas coisas são:

Essas sugestões funcionam com qualquer pessoa. Eu acredito que absolutamente tudo feito em excesso nos prejudica. Apesar disso, nem sempre conseguimos evitar o excesso. Mas isso não é motivo para deixarmos de cuidar de nós mesmos. Trata-se de um esforço diário e constante.

A partir de agora, para tudo que você fizer no seu dia, você vai lembrar do equilíbrio. Esse equilíbrio vai reger a forma de você explicar todas as coisas. Infelizmente, só porque você sabe explicar por que uma coisa acontece não significa que você saiba a solução. Por isso, eu recomendo sempre ouvir o que outras pessoas têm feito para aprender cada vez mais.

Esse texto não vai resolver todos os seus problemas, mas vai ajudar você a entendê-los, e entender um problema é o primeiro passo para encontrar a solução.

A busca pelo equilíbrio nunca vai terminar, mas se fizermos do jeito certo, tornaremos essa busca a mais feliz de nossas vidas.


Esse texto de uma luz para você em relação à necessidade de equilíbrio. É com base nisso que eu criei a série de livros As Melhores Técnicas de Organização Pessoal para Autistas. Você pode ler os livros que já estão prontos no link abaixo. Tenho certeza que você vai gostar.

Leia outros temas semelhantes:

Outros posts parecidos: