28 de abril. Existem 3 coisas que me fascinam muito na literatura sobre autismo: Funções Executivas, Teoria da Mente e Teoria da Coerência Central. Nesse dia de abril, eu comecei a ler sobre esses assuntos e me apaixonei na hora.
Eu tenho muito respeito pelos profissionais especializados em autismo. Afinal, eles estudaram muito pra serem especialistas, e muitos publicaram artigos específicos sobre diversos esses assuntos. Esses artigos ajudam milhões de pessoas no mundo, e vão continuar ajudando. No entanto, especialistas só podem falar do que estudaram e comprovaram.
Por outro lado, um autista pode falar sobre os mesmos assuntos, não apenas porque estudaram, mas porque eles viveram. Não existe ninguém com mais autoridade para falar sobre autismo do que o próprio autista. Podemos não ter todo o conhecimento científico, mas certamente temos o conhecimento prático.
Claro que você, autista, não precisa se sentir responsável para se aprofundar na Ciência do autismo. Mas saiba que as pessoas vão sempre preferir ouvir você do que um especialista formado na faculdade. Nós temos muito a contribuir para essas pesquisas porque o fato é que, nós somos essas pesquisas.
Então, nunca se menospreze só porque não tem uma formação acadêmica ou algo do tipo. Suas experiências pessoais, estejam elas ligadas ao autismo ou não, por menores que sejam, são um patrimônio valioso que você pode deixar para a humanidade.
Eu prezo muito quem ajuda os autistas, e eu deixei isso bem claro no meu livro Autismo Aos 26. Você pode lê-lo agora mesmo na Amazon.
Leia artigos semelhantes:
Veja outros temas neste site: