Tudo que eu queria era uma foto, mas é frustrante me aproximar tanto só para ter uma foto borrada. O pior é que, se eu me afastar mais, a foto não vai ficar boa.

O que é mais importante na minha vida? Eu já sei a resposta. O problema são as coisas levemente menos importantes que desequilibram tudo. E no momento em que tudo está perfeito, na hora em que eu coloco a última carta, não posso nem respirar por perto para não derrubar o castelo que construí. É uma tensão constante, uma música que só tem o refrão: “Vai cair! Vai cair!”

Por outro lado, quando eu tento ser menos exigente e ficar “de boa” com tudo, fica tudo mal feito, uma pintura que eu nem sei como vai ficar quando estiver pronta, uma prato com mais tempero do que comida. O mais importante é totalmente esquecido e eu tenho que vergonhosamente pedir desculpas sem nem saber o que foi que me aconteceu.

É assim. Tem vez que eu foco demais, tem vez que foco de menos. Tem vez que tô aqui e tem vez que nao fico aqui, mas também não sei onde eu estou. Tem vez que eu lembro e tem vez que eu esqueço.

Mas no último mês eu estive mais no menos do que no demais. Eu queria não querer tudo bem feito, mas, se é com isso que eu terei de lidar na vida, vou focar mais em não focar de menos, e focar menos em não focar demais.


Lidar com esses desequilíbrios é comum no autismo. Leia mais sobre isso no meu livro Autismo Aos 26.

Referências

FOTO DE DESTAQUE. VIEIRA, Eduardo. Chuva Gota De Agua?. Publicado em 28 mai. 2020. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/chuva-gota-de-chuva-agua-derrubar-5234004/. Acesso em: 09 set. 2024 às 17h10.