O que você fala pode mudar o rumo de uma conversa. Então, é bom usar a isso a favor do que é certo. Você pode ajudar a evitar que uma fofoca se espalhe por falar algo totalmente fora de contexto.
Em geral, as pessoas se prendem ao último comentário e não ao assunto inicial. Assim, dá para mudar o rumo de algumas conversas mal-intencionadas.
As pessoas também têm a tendência de mudar de assunto quando uma 3ª pessoa chega no ambiente. Quem está falando algo que não deve sabe muito bem que está fazendo algo errado. Ela vai ficar retraída na sua presença. (Desde que você não esteja apoiando o assunto.)
Não precisa ter vergonha de ser sincero nessa hora. Se não estiver gostando do que está ouvindo, diga. As pessoas só vão saber o que você pensa se você falar.
Eu já participei de inúmeras conversas. Mesmo que o comportamento humano não tenha um padrão fixo, entender como as pessoas agem é essencial para viver. Eu falo um pouco de como isso me ajudou no meu livro, Autismo aos 26, disponível na Amazon. Clique no link abaixo para conhecer.
