Há 6 meses atrás, eu tive medo de ficar dando tanta ênfase ao autismo a ponto de esquecer que eu tenho outras habilidades. Hoje eu vejo que isso era uma preocupação infundada, pois até que eu tenho alcançado um bom equilíbrio entre falar de autismo e outros temas.

No meu caso, eu consigo desenvolver ideias próprias sem precisar da ajuda dos meus pais. Mas e as crianças que ainda não conseguem discorrer claramente sua opinião sobre algo? Essas crianças acabam absorvendo a sua opinião sobre o autismo e outros assuntos. Assim, se você olhar para o autismo e vir um obstáculo intransponível, seus filhos verão a mesma coisa.

O que você diz é rapidamente absorvido pelos filhos, mesmo que eles não percebam. Eu tenho certeza que seu filho já surpreendeu dizendo coisas que você nem imaginava que eles sabiam.

No meu caso, quando eu era criança, eu ficava tão absorto enquanto eu brincava que meus pais achavam que eu não prestava atenção ao que acontecia ao meu redor. Mas, de repente, lá estava eu respondendo inoportunamente a uma pergunta que havia sido feita “ao vento”, por assim dizer.

Cada um conhece o filho que tem. A questão mais importante é se você vai ajudar seu filho a se desenvolver ou vai impedir que ele cresça como pessoa.

Quando o vidro de uma janela fica embaçado, não conseguimos ver a linda paisagem do lado de fora. O mesmo pode acontecer com o autismo. Ele pode embaçar as excelentes habilidades que seu filho tem. Mas isso não é o fim do mundo. Você, seja pai ou mãe, tem a responsabilidade de ajudá-lo a fazer escolhas que vão realçar as suas melhores qualidades.

Eu posso garantir que os seus esforços valerão a pena. Imagine você mesmo(a) no futuro olhando para atrás já com seus filhos crescidos e desenvolvidos ao máximo que a capacidade de cada um permite. Você não sentirá orgulho de ter feito parte da história deles? Eu tenho certeza que sentirá!


Eu me preocupo bastante com o modo como as mães, que são as que passam mais tempo com os filhos, veem o autismo. Seja por falta de informação, seja por informação errada, qualquer decisão tomada na infância irá causar um grande impacto na vida dos filhos. Por isso, eu escrevi um livro que serve de guia para você, que é mãe de autista. Clique no link abaixo para ler.

Leia outros textos como este

Veja outros temas neste site