Eu gosto de ficar sozinho, mas nem tanto. Nenhum ser humano nasceu para ficar sozinho. Nós precisamos um do outro e fomos feitos para a socialização.

Eu faço melhor as coisas quando estou sozinho. Eu preciso disso muitas vezes, mas não gosto de ser abandonado.

Na escola, eu muitas vezes pedia pra fazer um trabalho sozinho. Os professores até deixavam, mas eu nem sempre conseguia. Então, eu tentava ficar no grupo sem estar no grupo. Como eu fazia isso?

Era bem simples. Eu apenas me voluntariava para fazer a parte considerada mais chata do trabalho: a parte escrita. Assim, eu não precisava me preocupar em socialização e nem com discussões de ideias.

Entretanto, eu não posso fazer as coisas sozinho sempre. Eu preciso de ajuda em muitos aspectos. Além disso, eu tenho me sustentar, e todo tipo de trabalho exige um grau de socialização. Não tem como eu fugir disso.

No fim das contas, ao colocar as vantagens e desvantagens que existem em ficar sozinho, vemos que existem mais desvantagens do que benefícios.

Só porque você sabe fazer algo, não quer dizer que possa fazer sozinho, mas você pode ensinar alguém pra fazer por você. Você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Assim, a pessoa te ajuda para você poder se concentrar melhor em outras tarefas.

Isso é que é a base da socialização. Nós queremos sempre que a outra pessoa faça algo por nós, nem que seja ficar ao nosso lado sem fazer nada, mas queremos.

Claro que não queremos um empregado com a gente. Queremos um amigo, alguém que coloca a vida dele em risco para nos ajudar, e alguém pelo qual valha a pena lutar. É um sentimento único perceber que alguém se importa de verdade com a gente.

Infelizmente, eu tenho dificuldade em sentir que os outros se importam comigo. Mesmo assim, quando eu percebo, esse sentimento vem numa intensidade tal que é impossível não abraçar a pessoa e ficar segurando ela por um bom tempo.

Temos momentos para estar sozinhos, mas não podemos fazer isso sempre. Estar com pessoas que se importam com a gente é o segredo para não ficarmos sozinhos.


A minha dificuldade com a ausência de amigos foi bem explicada no meu livro Autismo Aos 26, que você poderá comprar através do botão abaixo:

Posts relacionados