Você sabe para que serve uma âncora? Uma âncora serve para manter o navio parado no mar para não ser levado pela correnteza. Existe toda uma física por trás da construção de uma âncora para determinar o peso máximo que ela consegue segurar.
As pontas de uma âncora são feitas em forma de ganchos afiados para que possam se prender no fundo do oceano. Ela é jogada no mar e se espera que ela alcance o fundo e se agarre em algo firme antes que o navio sofra um acidente.
O material e comprimento de uma âncora varia dependendo de onde o navio estiver passando. E a função mais importante da âncora é: impedir que o navio afunde.
Você pode dizer que seus amigos são como âncoras. Você precisa de amigos diferentes para situações diferentes. Em alguns casos, você precisa de mais amigos; em outros, precisa de menos – tudo depende da profundidade dos problemas que você está enfrentando.
Os amigos verdadeiros são aqueles que vão ao fundo dos seus sentimentos e o segura para você não ficar à deriva. Isso é muito importante. Amigos não podem ter medo de perguntar as coisas um para o outro. Não importa o que aconteça, eles precisam fazer força para nunca nos deixar afogar numa tempestade de problemas.
Dessa forma, se você tiver bons amigos, você não vai precisar nem mesmo sair do lugar, porque, não importa onde você esteja, se sentirá seguro só por tê-los por perto.
Um bom capitão não dispensa uma âncora só por causa da experiência que ele tem com navios. Você também nunca deve achar que a sua inteligência substitui bons amigos. Muitos dos problemas que você vai enfrentar na vida serão maiores que você mesmo, e você vai precisar de ajuda em algum momento.
Nós temos grande dificuldade em fazer amigos. Isso se deve à dificuldade que temos em socializar. É difícil entender as regras sociais, e as máscaras que criamos para lidar com as diversas situações na vida nos atrapalham muito a saber que tipo de amigos realmente precisamos. Afinal, se não sabemos quem somos de verdade, como entender nossas necessidades?
A dificuldade em fazer amigos é real, mas não é algo impossível. Muitos autistas relataram que conseguem se conectar fortemente a pessoas que retribuem seus esforços de contato. Outros, embora não consigam ser tão empenhados em manter contato com os amigos, conquistaram a confiança deles de outras formas. Amizade nunca é unilateral. Os dois precisam ter interesse ativo um no outro para que a amizade perdure.
Mas é preciso estar atento para você não se prender demais às pessoas que confia. Eu, por exemplo, tenho uma admiração muito grande por quem eu gosto, mas tenho extrema dificuldade em demonstrar. Essa admiração se torna uma autossabotagem quando eu quero fazer algo que eu gosto, pois eu tenho receio do que eles vão pensar. O resultado é que acabo cancelando e adiando vários planos incríveis.
Então, os amigos são, sim, âncoras que te mantem firmes, mas você não pode ficar eternamente preso a eles. Você precisa içar as âncoras e começar a navegar.
Mas note um detalhe nesse ponto: a âncora nunca é descartada depois que o navio sai da margem; ela é guardada dentro dele.
Portanto, na sua jornada rumo ao desenvolvimento pessoal, você não pode abandonar seus amigos, mas guardá-los dentro do seu coração. Assim, quando precisar deles, eles estarão com você para te dar firmeza em meio à tempestade.
Eu fiz um capítulo especial no meu livro só para falar dos meus amigos. Você pode ler este capítulo no link abaixo:
