Primeiramente, quero esclarecer que os psicólogos também cirurgiãos de mentes. Eu coloquei a frase no feminino porque o meu primeiro contato com terapia foi com uma mulher.

A palavra cirurgia me lembra um médico cortando o seu paciente para remover algo maligno de seu corpo. Um cirurgião competente entende plenamente o funcionamento do corpo humano. Ele precisa saber onde é seguro fazer o corte e o que vai acontecer caso o sangramento comece a aumentar consideravelmente. Não existia cirurgia 100% segura, mas existe cirurgião 100% seguros de si mesmos, que sabem exatamente como realizar o seu trabalho.

Uma psicóloga faz o mesmo, mas o trabalho não envolve cortar o corpo, e sim a mente. Eu não tenho formação de psicólogo e muito menos almejo tal posição. Mas eu entendo o suficiente para dizer que uma psicóloga precisa compreender os caminhos da mente humana e como os pensamentos são formados. Ela também entender que certas palavras ditas num determinado momento terão impacto permanente na vida de seus pacientes. Ela precisa fazer as perguntas certas para o paciente revelar os pensamentos mais relevantes. Definitivamente, não dá para se tornar psicóloga da noite para o dia.

Valorize sua psicóloga. Ela estudou muito para hoje ter condições de te ajudar. Por outro lado, não se sinta mal se achar que precisa trocar de profissional. Tenho certeza que ela ficará feliz só de saber que você não deixou de se cuidar.