Desde janeiro de 2019, eu tenho trabalhado com vendas. Eu percebi que o marketing que funciona é aquele que é mais simples e objetivo. Não adianta encher as pessoas de informação. Elas não conseguem absorver tudo a tempo de comprar meu produto. Além disso, a tendência das redes sociais seguiu a ideia de que quanto menos texto, melhor. Imagens costumam ser mais simples e mais compartilháveis. Assim, cada foto que publicamos numa rede social é um marketing da nossa própria vida.
No entanto, às vezes o pessoal exagera em ser simples. Eu tenho presenciado colocarem nas fotos as expressões: “Arraste pro lado”, “Leia a legenda”, “Toque 2 vezes”, “Arrasta pra cima”, “Clica no link” e por aí vai. Eu fico pensando: “Poxa, mas eu já sei que tem mais fotos e vou arrastar pro lado pra ver. Eu também sei que as legendas foram feitas para serem lidas. E todo link foi feito pra ser clicado em cima. Não precisa ficar falando.” Todas essas expressões subestimam minha inteligência e capacidade de observação. É como se estivessem me chamando de burro. Eles querem criar uma geração de zumbis que só fazem uma coisa se mandarem fazer.
Desde o início de março, eu tenho evitado em ser simples, principalmente na escrita. A minha tentativa em ser simples me causou muita ansiedade. Ficar pensando se a pessoa ia entender o que eu escrevia ocupava muito do meu tempo. Mas o simples morreu para dar lugar ao complicado. Ser simples sempre foi uma máscara. Eu fazia isso para as pessoas me aceitarem. Não mais. Eu posso não ter a maior inteligência do mundo, mas eu não vou usar apenas metade dela para expressar o que eu quero.
Esforçar-se para entender os outros também é uma forma de inclusão. E toda inclusão é respeito. Eu valorizo a minha própria inteligência pra que você me respeite e que também comece a valorizar a sua.
Eu reconheço que a minha escrita nem sempre é tão simples quanto as frases do título. Mas, eu espero que você se esforce para entender a relação da frase com o texto, assim como eu fiz com o título do meu livro e o conteúdo dele. Você pode conhecê-lo no link abaixo.
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