“As pessoas discordam de você porque você pensa diferente e não porque está errado.”

Nós estamos acostumados a pensar de um jeito diferente da maioria das pessoas. Isso porque o nosso processamento é diferente. Nós olhamos para uma foto e salta aos nossos olhos detalhes que ninguém viu. Você faz isso, mas já se acostumou tanto com o processo que acha que todo mundo faz o mesmo.

Então, quando você finalmente expressa sua opinião, todo mundo aponta o dedo e diz… Na verdade, as pessoas não dizem, mas olham de um jeito que te faz pensar: “Eu estou errado. Preciso mudar o jeito como eu penso.”

Só que é justamente esse jeito diferente como você pensa é que te torna quem é. Você vai mudar sua identidade por causa dos outros? Talvez. Eu digo ‘talvez’ porque pode ser que você descubra que estava realmente errado. Mas pode ser que não.

Eu acredito num conjunto de leis universais que definem o que é certo e errado, e qualquer pensamento que esteja em desacordo com alguma dessas leis pode ser julgado como errado. Mas eu não vou obrigar você a mudar só por causa disso. Você precisaria mudar por livre e espontânea vontade.

E já aconteceu de eu estar errado sobre vários assuntos, e vai acontecer muitas vezes ainda. Eu não gostaria de ser forçado a mudar. Isso pra mim é o mesmo que me chamar de burro.

Eu não sou bom em debates. Então, eu estudo a sua opinião para depois de um bom tempo decidir se ela está certa ou errada pra mim.

Eu acho que todo mundo deveria fazer o mesmo. Todos deveriam tirar conclusões antes de atirar as pedras. Mas todo mundo está tão desesperado em encontrar culpados para qualquer problema que esquecem disso.

Então, lembre-se que você não precisa mudar só porque pensa diferente a menos que queira. Existe sim certo e errado, mas eles funcionam melhor quando você mesmo se convence disso. E não se deixe enganar pelo que os outros dizem, porque é evidente que eles também pensam diferente de você. Assim, por que só você precisa mudar?


Por eu achar que precisava mudar meu pensamento é que eu tive grandes problemas de identidade. Eu falo sobre isso no meu livro Autismo Aos 26, disponível na Amazon. Clique na imagem abaixo para conhecer.

Posts relacionados