Muitos falam de Novo Normal como se fosse algo bom. Muita gente acha que 2021 vai ser diferente porque estaremos perto de uma solução para o COVID-19, mas não vai ser.
Pode ser que a situação em relação ao Covid-19 seja controlada em 2021. Se isso acontecer, ótimo. Só que tem coisas que não são curadas por uma vacina.
Uma delas é a falta de respeito. Pra começar, se já houvesse respeito entre todos, não haveria necessidade de tantos avisos sobre usar máscara, passar álcool em gel e ficar em casa.
O respeito não está no nosso sangue, mas é possível aprendê-lo. O melhor de tudo é que isso não custa nada.
Outra consequência da falta de respeito são os constantes ataques aos autistas na internet. O contrário também aconteceu, porque autistas também acabam ofendendo outras pessoas.
Algumas situações envolveram a mídia e pessoas espalhadas por todo o país. Isso poderia ter sido evitado com apenas 1 palavra: “desculpe”.
Chega uma hora da briga que os dois lados ficam errados, e não importa mais quem está certo. O que importa é evitar mais perdas.
Só que enquanto houver pessoas orgulhosos achando que sempre estão certas, sempre haverá falta de respeito. O respeito é a exceção e não a regra; talvez por causa disso ele não seja ensinado.
Todo mundo pode ressarcir danos materiais com dinheiro. Mas não dá pra repôr saúde emocional e vidas humanas. Isso é uma coisa que só o tempo faz. Nessas horas, o tempo definitivamente não é dinheiro.
Não importa se você é autista, o que importa é que haja respeito. E não, eu não acho que 2021 haverá mais respeito entre as pessoas. A situação vai ser a mesma que em 2020 ou talvez pior.
O que não pode ser pior é você. Você tem a chance de tratar os que estão perto de você com mais respeito e não agredir uma pessoa com palavras.
Não somos animais que agimos por instinto. Nós não rugimos para assustar os inimigos. Nós temos capacidade para pensar no que dizer e em como dizer.
A pergunta mais importante é: “Eu estou disposto a ser uma pessoa melhor e mais respeitosa com os outros?”
Não precisamos esperar o próximo ano pra isso. Podemos começar agora.