Eu fiz uma análise das coisas que eu já fiz e dos métodos que eu usei para executar os projetos. Eu achava que existia uma incoerência, pois eu sempre defendi a ideia de que a padronização é fundamental para um bom desempenho, mas eu mesmo não conseguia manter os meus padrões.
Não sei se é uma limitação ou uma dificuldade. Eu posso ter uma fórmula perfeita para executar um projeto, mas eu não consigo repetir essa fórmula vez após vez. O simples fato de ela ter funcionado não é motivação o suficiente para continuar utilizando. A cada tentativa, eu tenho que mudar de fórmula. É como se eu tivesse prazer em ver algo dando certo na primeira vez, mas já se tornasse monótono na segunda.
Veja também:
- Nunca foi sobre pessoas (31 out. 2021)
Isso aconteceu muito no período que eu estava fazendo abordagens de venda nas ruas. Eu seguia um padrão para falar com as pessoas. Entretanto, esse padrão só era seguido 1 vez. Eu nunca repetia a mesma abordagem.
Essa situação se repetiu em outros campos. Na escola, eu constantemente mudava minha caligrafia. No computador, eu mudo as pastas de lugar e até o sistema operacional. Nos relacionamentos (não românticos), eu simplesmente começo a deixar os contatos mais recentes de lado. Quanto aos projetos pessoais, eu os executo pelo simples prazer de vê-los funcionando, mas quando eu percebo que eles funcionam, eu os interrompo bruscamente.
É como se eu gostasse mais do processo do que dos resultados. E eu ainda faço isso, embora tenha diminuído a frequência desde que eu fiquei sabendo do autismo. E eu sempre gostei de criar processos. Essa habilidade é muito útil, porque me permite ver o que precisa ser melhorado em qualquer trabalho. Além disso, por eu ficar constantemente mudando os processos, eu acabo descobrindo várias alternativas para o mesmo serviço.
Talvez você diga que tenha me faltado persistência para terminar os projetos. Mas, se analisarmos as coisas que eu consegui concluir, pode-se dizer que eu tenho sim bastante persistência. Por exemplo, este site é um exemplo da minha persistência. Os meus posts no Instagram também, principalmente por causa do padrão que eu sigo para publicar.
Eu ainda não sei por que os processos me chamam tanta atenção. Talvez seja por causa da minha necessidade de manter as controles sob controle, e com as coisas sob controle elas se tornam mais previsíveis. Já que eu acho difícil lidar com mudanças, já ajuda muito só de saber quando elas vão acontecer.
Eu pretendo falar um pouco mais sobre isso em breve. Por mais que eu goste do processo, eu também preciso dos resultados. E um dos resultados é o meu livro Autismo Aos 26, que você pode ler na Amazon clicando no link abaixo.
Leia textos semelhantes
Veja outros temas neste site