O autismo não me mudou, mas mudou a forma como você me vê. – Autismo Frases.

Diário do dia 3 de abril de 2021. Eu posso dizer que nunca tive sérios problemas por não saber que era autista. Eu digo “sérios problemas” porque estou me comparando àqueles que têm de enfrentar bullying e extrema rejeição dos colegas e até da família. E agora que eu sei que sou autista, eu não quero que as pessoas mudem o jeito de lidar comigo.

Eu sou a mesma pessoa que eu sempre fui, e não pretendo mudar por causa do autismo. O que vai mudar será a forma como eu vou lidar com determinadas circunstâncias, e espero que todos respeitem minhas decisões nesse sentido.

É claro que as minhas novas decisões vão influenciar o jeito como as pessoas me veem. Eu posso ser específico e dizer que a minha psicóloga vai até mudar a maneira de fazer as minhas consultas. As sessões vão ser mais direcionadas para lidar com as comorbidades do autismo.

Os meus amigos talvez achem um pouco “estranho” ao perceber que eu não vou mais manter o mesmo contato pessoal com eles que antes. Eles vão perceber também que o meu jeito de conversar mudou, principalmente na questão de olhar nos olhos deles para falar. Mas eu sei que eles vão respeitar meu tempo de fazer as coisas, e não vão me forçar a fazer algo que me incomode.

Eu acredito que aqueles que se importam de verdade comigo nunca vão me abandonar, independente da minha condição mental. As pessoas que eu conheço gostam de pessoas, e autistas como eu também são pessoas. Eu sei que elas vão me ajudar a lidar com qualquer problema.

O autismo realmente não me mudou. Eu vou continuar experimentando e aprendendo o que os outros sabem fazer. Só que agora eu sei que existem coisas que eu não serei capaz de realizar, e que nem sempre eu estarei disposto a fazer isso ou aquilo.

Quem tem um diagnóstico tardio como eu teve que aprender, sozinho, a fazer tudo que as pessoas ao seu redor faziam “naturalmente”. Alguns dizem que foi bastante sofrido, e eu concordo. É muito ruim quando os outros não acreditam que você tem uma dificuldade. Mas agora nós sabemos com o que estamos lidando, e sabemos com quem vamos contar quando tivermos problemas.

Da mesma forma que eu aprendi com os outros, eu quero que você aprenda comigo. Espero não estar sendo muito pretensioso por causa disso. Mas é que, no último mês, eu também aprendi com centenas de outros autistas. Eu acho que ensinar os outros a entender os problemas da vida é um objetivo muito nobre.


Muitos dos meus desafios nos 26 anos foram relatados no meu livro. Convido você a conhecer minha história. Clique na imagem abaixo para saber mais.

Selecione outros temas para ler:

Outros textos relacionados: