O autismo não é o meu maior dom. – Autismo Frases

Eu descobri que sou autista há 1 mês e 1 semana. Antes disso, eu era apenas um rapaz que fazia bem tudo que começava. Eu estava sempre em busca de aprender coisas novas. Por isso, eu aprendi inglês, música, desenho, programação e até um pouco de poesia. Eu achava que uma dessas coisas era o meu verdadeiro dom.

A primeira coisa que eu pensei quando percebi que eu era autista foi: “E se eu der muita ênfase a essa nova fase e as pessoas esquecerem quem eu sou de verdade?” Parece uma preocupação razoável. Afinal, nós queremos ser conhecidos pelo que decidimos fazer, e não por uma condição com a qual não tivemos direito de escolha.

O que eu diria caso alguém me perguntasse: “Quem é você?” Eu não sei como responder a essa pergunta ainda, mas é difícil imaginar que eu pudesse dizer: “Eu sou o Siael autista.” Isso dá a entender que o autismo seja um dom o qual desenvolvemos ao longo do tempo. Mas isso não é verdade. O autismo não deveria aparecer no meu currículo.

Ao invés disso, precisamos nos concentrar naquilo que fazemos, e que sabemos fazer bem. Eu não sei ainda como responder à pergunta: “Quem é você?” Isso é muito mais do que dizer a minha profissão ou meu nome. Eu preciso falar algo pelo eu quero ser conhecido. Mas eu não sei ao certo.

É normal estarmos tão focados em autismo a ponto de falarmos sobre isso até com quem não precisa saber de nada disso. Isso faz parte do autoconhecimento. À medida que vemos a reação dos outros, vamos, aos poucos, filtrando aquelas que vão nos apoiar nos próximos anos. No entanto, é importante ressaltar que o autismo não é um dom que você tem. O autismo só garante a você uma forma de pensar diferenciada que pode te ajudar a desenvolver habilidades incomuns.

Precisamos lembrar de nos apresentar às pessoas pelas nossas habilidades principais, aquelas que vão ajudar a todos, autistas ou não.


Eu falei sobre as habilidades que eu adquiri no meu livro, Autismo Aos 26. Convido você a conhecer um pouco da minha história. Clique na imagem do livro abaixo e leia na Amazon.

Selecione outro tema para continuar lendo:

Leia mais textos como este: