Todo ser humano busca ser independente em vários aspectos da vida. O mais comum é vermos as pessoas buscarem a independência financeira. No início, a gente pensa: “Eu preciso de um emprego pra ser independente.” Isso, sem dúvida, é um bom começo. No entanto, não é só isso.

Os autistas falam muito sobre querer ser independentes. Muitos conseguem, mas a maioria ainda depende da ajuda de outros. Se você se sente meio inútil por ainda depender financeiramente da ajuda dos pais, tenho algo que pode te ajudar.

Pense que ninguém nesse mundo é independente de verdade. Vamos começar por um dos seus parentes que sai para trabalhar todo dia. Ele depende que seu chefe o pague todo mês e, por isso, ele se esforça para fazer um bom trabalho. O chefe depende dos clientes comprarem na empresa. Do contrário, todo o esforço que seu parente faz para trabalhar terá sido em vão. Os clientes também dependem de seus trabalhos e de seus patrões. Senão, eles não vão ter dinheiro para comprar na empresa que seu parente trabalha.

Percebeu como todos nós dependemos uns dos outros? Por isso, quando você fala de ser independente, está se referindo, não à capacidade de gerar o seu próprio dinheiro, mas à capacidade de tomar decisões e lidar com as consequências delas.

Se você decidir que quer trabalhar, vai conseguir se manter nesse emprego por tempo suficiente para ser pago? Se você for mandado embora antes do tempo previsto, será capaz de procurar outro trabalho? Quando receber o seu salário, vai decidir usar o dinheiro com o quê? Todas essas decisões têm consequências, e aprender a lidar com elas é que te torna independente.

Pensar dessa forma vai te ajudar a traçar um plano mais eficiente para “conquistar sua independência”. Você não pode trabalhar apenas por trabalhar. Você precisa se sentir parte de um grupo, fazendo algo realmente importante. Seu objetivo não pode ser apenas ganhar dinheiro. Você tem que saber quanto dinheiro quer ter e o que vai fazer quando tiver.

Em outra oportunidade, eu posso apresentar um modelo de um plano que você pode fazer para buscar a independência. O importante no momento é ter o ponto de vista correto sobre esse assunto.

Sem dúvida, pesnar desse jeito vai te ajudar muito a dar os primeiros passos para conquistar seus objetivos.


Posts relacionados