Hoje qualquer pessoa pode gerar conteúdo e disponibilizar para o mundo. Nós vemos esse poder todos os dias. A impressão que se tem é: “Por que essa pessoa está ali criando algo e eu estou aqui sem fazer nada?”
Acontece que ser produtivo não tem nada a ver com colocar coisas novas na internet todos os dias. Alguns querem parecer que são produtivos, enquanto outros o são de verdade. O fato é que ninguém precisa se sentir obrigado a revelar uma grande novidade todos os dias.
Antes, eu me perguntava em como as pessoas que publicam conteúdo na internet conseguem fazer com isso tanta frequência e assiduidade. A verdade, entretanto, é que não existe frequência e nem existe assiduidade. Elas só fazem conteúdo.
É interessante que publicar algo novo na sua rede social também é chamado de “alimentar seguidores”, ou “alimentar o canal/conta/blog”. Essa expressão é curiosa porque se você tem que “alimentar” seus seguidores com muita frequência, significa que seu conteúdo não está sendo muito bem digerido. É como um almoço com pouco valor nutritivo — não dura muito.
Por isso que alguns sites têm muitas publicações e outros têm poucas. Tem muita gente comprometida em dar seu melhor para o mundo. Fazer um bom texto, desenho ou vídeo requer tempo e não se consegue todos os dias. Mas quando se trata 1 post bem feito, bem pensado e inteligente, as pessoas gostam, e preferem isso do que outros milhões feitos de qualquer jeito.
Nem todo dia eu vou conseguir trazer novidades pro blog. Mas isso não tem importância, desde que sejam postagens de qualidade.
Esse tema está muito relacionado a saber usar a tecnologia de maneira mais eficiente. Você pode ler sobre isso no meu e-book gratuito abaixo:
Leia textos semelhantes a este:
Veja outros temas neste site: