Subestimar e superestimar não são palavras totalmente opostas. Se pararmos para pensar nos efeitos que elas causam em alguém, podemos dizer que elas são até sinônimos.
Subestimar significa não dar o devido valor a algo ou alguém. Quando subestimamos alguém, estamos dizendo que a pessoa não é capaz de fazer algo que ela mesma acha, ou tem certeza, que é capacitada.
Superestimar significa dar valor excessivo a algo ou alguém. Quando superestimamos alguém, estamos dizendo que a pessoa é capaz de fazer algo que ela mesma acha, ou tem certeza, que não é capacitada.
Nos dois casos, estamos falando das capacidades de outra pessoa. É muito importante darmos valor às habilidades que os outros têm, porque isso ajuda na autoestima deles.
No entanto, precisamos ter cuidado para não colocarmos as nossas capacidades em outras pessoas. Nós fazemos sem querer isso quando queremos incentivar nossos amigos. Nós dizemos: “Você consegue! Você é capaz!”, quando, na realidade, ele mesmo sabe que não é capaz.
A nossa intenção é boa, mas nem sempre é conveniente. Precisamos incentivar nossos amigos a ter equilíbrio. Eles sabem de suas capacidades e conhecem seus limites. Se os colocarmos numa situação que os faça testar esse limite, eles podem correr perigo. Por quê?
Naturalmente, esperamos que todo esforço empregado num projeto dê um bom fruto. Do contrário, sentiremos frustração; frustração causa ansiedade; a ansiedade, por sua vez, pode nos paralisar e impedir de cumprirmos outras tarefas.
Por isso, mesmo que o projeto do nosso amigo não resulte em perda financeira e nem tenha risco para a vida, certamente existe o risco dele se sentir frustrado e incapaz. Isso é exatamente o contrário do que queremos.
Portanto, subestimar ou superestimar alguém nunca terá um efeito positivo. Nos dois casos estamos dizendo para o outro que ele precisa alcançar um certo patamar para nós gostarmos mais dele.
Uma excelente estratégia alternativa é inspirar outras pessoas.
Quando inspiramos alguém, nós não colocamos sobre a pessoa o fardo de ter que alcançar determinado nível de sucesso. A inspiração é poderosa porque ela faz a pessoa usar o que tem para alcançar o que quer. Uma pessoa inspirada nunca usa o que não tem. Além disso, é mais provável que ela busque a nossa ajuda quando precisar.
Como podemos inspirar alguém? É bem simples e mais prático do que pensamos. Basta fazermos 1 elogio sincero para a pessoa. O elogio precisa vir de uma observação específica, caso contrário, ele não terá efeito. Um elogio consegue movimentar uma pessoa a fazer o que ela sonha da mesma forma que o vento faz um moinho girar. Ela vai buscar seus sonhos no ritmo dela e não no nosso.
Assim, nunca diga que alguém não é capaz de fazer algo, mas também nunca assuma que ela seja capaz de tudo. É muito melhor ajudarmos a construir o futuro dos outros inspirando as boas qualidades e habilidades que eles já têm.
Foi justamente por nunca me terem subestimado é que eu consegui produzir este site e os meus livros. São conquistas que eu não conseguiria sem a ajuda dos meus amigos. Conheça meu livro e a minha história: Autismo Aos 26.
Leia mais textos:
Veja outros temas neste site: