“Todo mundo” está comentando. “Todo mundo” está assistindo. “Todo mundo” está usando. “Todo mundo” é um termo muito perigoso.
Talvez você se sinta um pouco desajustado por não fazer o que “todo mundo” está fazendo. Mas, em compensação, você pode ser visto como alguém confiável. Você deixa de ser aquele barco levado pelas ondas e passa a remar contra a vontade de todos rumo ao futuro que você deseja.
Por que você se torna uma pessoa confiável? Porque se apegar a decisões e manter projetos funcionando é o que faz de um adulto um adulto responsável.
Pense nas empresas bem-sucedidas que existem hoje. São empresas que existem há várias décadas, e que fazem o trabalho delas do mesmo jeito. Elas não ficam se ajustando a qualquer tendência. Elas escolhem as tendências que favorecem o objetivo delas. Por trás delas, no entanto, sempre existe uma pessoa responsável e confiável.
Você pode ser igual. É claro que você não pode exigir de si mesmo uma estabilidade que você não é capaz de dar. Talvez você tente fazer algo e não consiga. Por isso, você ir encontrando seu ponto de equilíbrio, mas estou certo de que você irá progredir muito mais sendo assim do que seguindo as tendências.
Lembre-se: Tendências são passageiras. Construir uma identidade com base em tendências é desastroso. Sua existência se torna temporária.
Se torna uma pessoa confiável e responsável exige tempo e muito esforço. Além disso, ter uma rotina que se ajuste às suas necessidades é mais importante ainda. Se quiser saber como construir uma rotina assim, não deixe de ler o meu livro Como criar uma Rotina.