Sempre ouvimos das pessoas: “Suba um degrau por vez.” Existe sabedoria nessa frase. Se queremos atingir um objetivo, precisamos ir devagar, executando cuidadosamente cada etapa do plano.

Só que quando alguém diz isso, você imagina que a escada já está pronta para subir. Mas eu pergunto: Quem construiu a escada que você está subindo? Quem é o responsável pelos degraus que você está pisando? Será que você está indo atrás do seu próprio objetivo ou está seguindo o plano de outra pessoa? Outra coisa: se a escada já está pronta, você tem apenas 1 caminho para seguir. E, uma vez no meio da escada, restará a você duas opções: voltar ou seguir em frente.

Por outro lado, quando você mesmo constrói a escada, você define o ângulo, define a largura, define a altura e o comprimento de cada degrau. Você pode adaptar a escada de acordo com suas necessidades. Você pode fazer degraus mais compridos para poder correr por eles, e pode mudar até a direção da escada! Você tem mais liberdade para decidir o que quer fazer e pode parar quando quiser.

Até certa idade, são outras pessoas que estão construindo nossa escada. Irremediavelmente, chega o momento que temos que continuar de onde elas pararam. Mas, em hipótese alguma presuma que a escada já esteja pronta.

Eu já defini para onde minha escada irá me levar. E você?


Eu contei sobre os “degraus” que eu subi no meu livro Autismo Aos 26. Tenho certeza que você vai gostar de ler sobre eles.

Leia outros temas deste site:

Veja outros textos parecidos: