Eu não choro quando devo chorar. Eu me seguro até não aguentar mais. Chorar é uma das coisas mais difíceis pra mim. Eu penso o tempo todo no que os outros vão pensar se eu fizer isso. Eu tenho medo que digam que sou fraco. Eu tenho medo que falem de mim pelas costas. Eu tenho medo de que as pessoas digam que não me controlo. E é quase impossível me convencer de que isso não acontece.

Por isso, eu acabei criando uma pessoa imaginária. Essa pessoa é alguém que não se emociona fácil, é forte, está sempre pronto a aconselhar e sabe um pouco de tudo. Essa é a máscara social mais forte que eu tenho. Eu a tenho usado por 25 anos — tanto tempo que acho que nem consigo tirar mais.

No entanto, eu sei que eu sou sem a máscara. Eu tenho fortíssimos sentimentos pelas pessoas. Eu tenho incontáveis “Crushes de Amizade” (@aspiefeelings). Eu tenho um apego forte até por quem eu só conheço pela internet. Eu me conecto até com personagens de desenho. E demora muito para eu me desfazer desses laços.

Às vezes eu penso que eu deveria ter demonstrado mais esses sentimentos quando surgia a oportunidade. Só que pensar assim só me leva para o passado. Preciso de algo que me leve para o futuro: uma pessoa com controle dos sentimentos, que chora quando sente vontade e que não se deixa levar pelo que outros estão pensando.