O autismo tem contradições que eu acho muito curiosas. É como dizem os versos a seguir:

O autista gosta de uma rotina previsível,
Mas sua habilidade em fazê-la funcionar
É um tanto quanto discutível.
Ajuda bastante se ele não se culpar,
E sim à sua disfunção executiva.

As disfunções executivas são responsáveis por boa parte dessas contradições. Os autistas se esforçam, mas sua capacidade é limitada e não conseguem alcançar os mesmos resultados de quem não tem autismo. Com um sistema em desequilíbrio, obtemos resultados excepcionais em certas áreas e resultados medíocres em outras.

Outra das discrepâncias que eu acho mais interessante no autismo tem a ver com o sono e com os sentimentos dos autistas. Acontece como se diz abaixo:

O autista precisa dormir
Mais e melhor que a maioria,
Mas sua mente o captura e faz cativo
Levando para longe de seu objetivo

O autista se vê como um robô sem sentimentos,
Mas se algo não acontece como queria,
Explode e entra em crise,
E para piorar a agonia,
Seus sentimentos caem por todo lugar,
Provando que é humano e que precisa de empatia.

Até hoje, não houve nenhum autista com quem eu tenha conversado que tenha dito que dorme perfeitamente bem. Todos eles têm problemas para dormir. Não é que eles estivessem usando a técnica errada; é que o corpo simplesmente não dorme e o cérebro não desliga. A gente diz para o cérebro dormir, mas ele não dorme. A própria mente sequestra nosso sono, simples assim.

Com relação aos sentimentos, eu mesmo já me vi como um robô boa parte da vida, mas uma avaliação mais profunda provou que eu, na verdade, estava reprimindo boa parte dos sentimentos que me tornavam único. O fato é que, se reprimirmos aquilo que faz parte da nossa essência, ela vai aparecer nos momentos mais desagradáveis possíveis, e era o que acontecia comigo. Eu ainda tenho crises, claro, mas são bem menos confusas.

Conviver com todas essas contradições não é fácil, mas também não é impossível. Todos os autistas precisam de suporte em maior ou menor grau. Aprender a identificar a quantidade de suporte que se precisa num dado momento é essencial para crescer e progredir de maneira saudável.

O autista quer ser um excelente amigo, amiga, adulto, pai, mãe, marido e esposa, mas vai precisar de ajuda para isso. Não existe fórmula mágica para alcançar essas conquistas, mas elas podem ser facilitadas com as orientações corretas.

Para finalizar, leia mais uma estrofe desse poema:

Continue me acompanhando
E em posts futuros você verá
Conselhos que vão seguir te ajudando
A não ficar estagnado e parar.
Não tenho a resposta para tudo,
Pois sou humano como você,
Mas com meu humilde conteúdo,
Vou ajudar como puder.


Eu falei sobre como o autismo me afeta no meu livro Autismo Aos 26, e você pode comprá-lo no link abaixo.

Posts relacionados

Referências

FOTO DE DESTAQUE Foto de Milada Vigerova na Unsplash. Publicada em 5 fev. 2021. Disponível em: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/mulher-na-camisa-preta-de-manga-comprida-em-pe-na-frente-do-espelho-GlIxPKROHMs. Acessado em: 10 jun. 2024 às 14h49.