Eu já disse uma vez que nós só conseguimos ver aquilo que conhecemos. A isso dá-se o nome de cegueira mental. Entretanto, uma vez que se tenha conhecimento de algo, a única coisa que pode te impedir de enxergar é você mesmo.
Isso acontece com o autismo. Eu passei 26 anos despercebido porque ninguém no meu círculo conhecia o autismo em adultos. Nós tínhamos uma ideia vaga de como era o autismo numa criança, mas era algo que eu achava estar muito distante de mim. Agora que eu e todos perto de mim já sabem que sou autista, só restam 2 opções: aceitar ou ignorar.
Se você ignorar que alguém perto de você é autista, essa pessoa vau se sentir obrigada a fazer coisas que a deixam constrangida, cansada, ansiosa, ou talvez tudo isso junto e mais um pouco.
Se você ignorar que alguém perto de você é autista, essa pessoa não terá acesso a intervenções que a ajudariam a lidar melhor com os próprios sentimentos. Ela vai evitar procurar essa valiosa ajuda para não ter que enfrentar comentários negativos depois.
Se você ignorar que alguém perto de você é autista, essa pessoa vai se sentir deslocada, estranha, alienada e solitária pelo resto da vida. A pior solidão não é aquela em que estamos sem ninguém ao nosso lado. A pior solidão é aquela em que não temos nem a nossa própria companhia por não saber quem somos.
Por outro lado,
Se você aceitar que alguém perto de você é autista, essa pessoa não vai se sentir obrigada a fazer coisas que não gosta só para agradar os colegas ou os pais.
Se você aceitar que alguém perto de você é autista, essa pessoa poderá, sem vergonha nenhuma, ir atrás de intervenções que a ajudarão a lidar melhor com os próprios sentimentos.
Se você que alguém perto de você é autista, essa pessoa não vai mais se sentir descolada, nem estranha, alienada e nem solitária!
Em resumo,
Se você que alguém perto de você é autista, você terá um amigo melhor, um filho melhor, um pai, mãe, marido e esposa melhores, um membro melhor da sociedade, e por aí vai.
Se você já conhece o autismo, a sua obrigação é aceitar que existem pessoas autistas e que os problemas que elas enfrentam são tão reais quanto os seus. Elas podem estar ao seu lado, na mesma casa, na mesma escola ou no seu trabalho. Mas se ainda assim você não quiser enxergar, você também não terá o direito de receber os benefícios do desenvolvimento deles. Eles se tornarão pessoas melhores, mas não para você.
É incrível o que um autista bem resolvido consegue realizar. Mas isso só será possível se os amigos, os pais, vizinhos e você quiserem enxergar que ele é autista.
Sem dúvida alguma, se meus pais soubessem do meu autismo desde sempre, eles teriam feito adaptações e teriam me ensinado muito mais do que ensinaram. Mas eles não sabiam. Por isso, não podem ser cobrados. Por outro lado, eu não teria escrito meu livro aqui. Eu também não teria escrito um livro para ajudar as mães de autistas. Conheça os dois livros nos links abaixo.
Leia artigos semelhantes a este
Veja outros temas neste site