Discalculia é um trasntorno neurológico que afeta a capacidade de uma pessoa de entender conceitos numéricos e realizar operações matemáticas. A pessoa não é capaz de entender o conceito de números e nem de manipulá-los. Pessoas com autismo têm uma chance muito maior de apresentar discalculia do que pessoas sem autismo.
Para se caracterizar como discalculia, é necessário descartar a possibilidade da pessoa ter problemas de audição e visão, coisas que comprometeriam o aprendizado dela de qualquer forma. Além disso, ela deve ter dificuldades apenas na área de cálculos, enquanto seu desempenho nas demais áreas de aprendizagem deve permanecer dentro do esperado.
Quem tem discalculia pode apresentar dificuldades em vários níveis. Ela pode ter dificuldade para memorizar regras matemáticas, diferenciar a esquerda da direita, de entender sequências de números, fazer contas com dinheiro, fazer conversão de medidas, calcular o horário de chegada em determinado lugar, dentre outros.
No entanto, ela é sim capaz de realizar contas simples, mas pode ter dificuldade de entender um problema de matemática e aplicar as operações necessárias para chegar a um resultado. É justamente essa característica de quem tem discalculia que mais prejudica o seu dia a dia. Essa dificuldade pode abalar seu emocional e levá-la a ter baixa autoestima e falta de confiança em si mesma.
A discalculia não tem relação nenhuma com níveis de quociente de inteligência, e não impede a pessoa de se desenvolver em outros assuntos.
Como ajudar quem tem discalculia
Utilize recursos visuais para ajudar a pessoa a entender conceitos matemáticos. A terapia cognitivo comportamental pode auxiliar muito na criação de estratégias para superar os desafios diários. E ajuda muito se pudermos sempre dar incentivo para que a pessoa com discalculia nunca desista de superar seus desafios.
O meu livro Como Aprender a Aprender não foi escrito para ajudar quem tem discalculia, mas as dicas nele com certeza beneficiarão a todos a pensar fora da caixa para ter um aprendizado mais pleno e satisfatório.
Referências
MARQUES, Isabela. O que é discalculia e qual sua relação com o autismo?. São Paulo. Publicado em 01 ago 2023. Disponível em: https://genialcare.com.br/blog/discalculia-e-sua-relacao-com-o-autismo/. Acesso em: 08 jul 2024 às 11h09.
Instituto Inclusão Brasil. Discalculia — Dislexia e Matemática. São Paulo. Publicado em 5 jul 2017. Disponível em: https://institutoinclusaobrasil.com.br/discalculia-dislexia-e-matematica/. Acesso em: 08 jul 2024 às 11h13.
Imagem de destaque: Foto de Yan Krukau: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoas-mulher-menina-garota-8613094. Instagram: @yankrukov. Publicada em 04 jul 2021. Acessado em 08 jul 2024 às 11h45.